Licenciado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa em 1989, especializou-se em Psiquiatria e Saúde Mental desde 1997, com formação no hospital Júlio de Matos. Formou-se em Psicoterapia pela Sociedade Portuguesa de Psicoterapias Breves de Orientação Dinâmica (formação teórica e supervisão) entre 1992 e 1998.
Obteve formação em terapia pela dança e análise do movimento com a analista do movimento Dania Neumann, segundo o método Cary Rick.

Entre 1998 e 2008, trabalhou como Assistente Hospitalar de Psiquiatria no Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental do Hospital Dr. José M.ª Grande – Portalegre (SPSM), onde, efetuou urgência psiquiátrica, apoio ao internamento de agudos e de evolução prolongada, além da atividade clínica base de consulta externa. Atualmente, e mesmo em contexto privado continua a desenvolver as atividades mencionadas, bem como: orientação de grupo de psicoterapia semanal; consultadoria aos colegas de clínica geral e familiar dos Centros de Saúde do Distrito de Portalegre; supervisão aos técnicos do Gabinete Psicopedagógico do Instituto Politécnico de Portalegre; supervisão e acompanhamento de casos do “CAFAP – Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental” ; apoio à Área de Atendimento Infanto-Juvenil do DPSM de Portalegre

Dentro do SPSM de Portalegre, a sua colaboração com todas as estruturas do Distrito (sobretudo escolas, justiça, e serviços sociais) acabou por colocá-lo naturalmente no papel de elemento de coordenação em situações mais complexas que obrigam à participação de muitas entidades.

 É Director Clínico do Centro de Recuperação de Menores D. Manuel Trindade Salgueiro, no Assumar – Monforte, desde 1998. Como Director Clínico do CRM – Assumar, tem mantido desde 2000 um envolvimento crescente na organização funcional do Centro, e participa assim na planificação dos projectos a desenvolver dentro de qualquer área terapêutica, cumprindo com a especificidade da abordagem psiquiátrica nos serviços de reabilitação, que deve ser, por definição, não só de intervenção directa e específica, mas sobretudo de coordenação e interligação de esforços das diferentes vertentes técnicas.

Consulta privada de psiquiatria desde 2009, altura em que abandona o SPSM pela impossibilidade de continuar a apoiar adequadamente este serviço e o CRM. Manteve neste contexto as actividades de ligação a apoio a outras estruturas da comunidade.

 Publicou 13 artigos científicos na área da reabilitação e psiquiatria e integrou a comissão organizadora de 19 congressos de psiquiatria nacionais, e um de saúde escolar. É formador na área da Deficiência Intelectual e Diagnóstico Duplo na Deficiência Intelectual.

Artigos recomendados