A Associação de Apoio à Criança do Distrito de Castelo Branco (AACCB) é uma Instituição Particular de Solidariedade Social que presta apoio a pessoas com deficiência intelectual, doença mental grave e/ou outras patologias de natureza psiquiátrica ou neurológica. Funciona em regime de Lar Residencial e de Centro de Atividades Ocupacionais, em interação com a comunidade.

No dia 25 de maio de 2018, a AACCB organizou o I Encontro – Deficiência Intelectual e Doença Mental “Incluir as Diferenças”, com o grande objetivo de ver o tema debatido na região, procurando quebrar preconceitos e tornar todos mais capazes de contribuir para uma inclusão social plena.

Este Encontro surgiu no âmbito de um projeto cofinanciado pelo INR (Instituto Nacional para a Reabilitação) e teve um programa rico. Dividido por diversos momentos, abriu com uma Mesa Redonda onde foi feita a apresentação da AACCB e os desafios que esta instituição pretende abraçar no futuro, almejando tornar-se uma referência na região. No primeiro painel, foram discutidos o papel da família no bem-estar da pessoa com Doença Mental Grave, o papel das instituições no bem-estar das pessoas com Deficiência Intelectual, bem como as obrigações legais da família para com estas pessoas. O segundo painel foi dedicado às Perturbações do Neurodesenvolvimento, centrando-se no caso particular da Deficiência Intelectual e do Autismo. No terceiro painel, a Doença Mental e o mundo atual foram colocados em relação. No fecho deste Encontro, houve uma nova Mesa Redonda, onde psicólogos e psiquiatras debateram as questões da Família, da Sexualidade e do Envelhecimento na Deficiência Intelectual e na Doença Mental.

A Delegação Regional do Centro da Ordem dos Psicólogos Portugueses esteve representada no evento através da sua moderadora.

Houve ainda espaço para a apresentação do livro Os Dilemas da Bicharada, criado em conjunto por clientes e colaboradores da AACCB.

Programa:

Mesa Redonda

09h30 – 10h15 Apresentação da AACCB e desafios para o futuro:

Dr. José Carvalhinho | Diretor do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental da ULS de Castelo Branco; Dr.ª Antónia Mateus | Psiquiatra do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental da ULS de Castelo Branco; Dr. António Vieira Pires, Presidente do Conselho de Administração da ULS de Castelo Branco;

Dr. Melo Bernardo, Diretor da Segurança Social de Castelo Branco

Moderadora: Dr.ª Maria José Mira, Psicóloga e membro da Direção Regional do Centro da OPP

10h15 – 10h30 Lançamento do Livro Os Dilemas da Bicharada | publicação da AACCB – RVJ Editores

Dr.ª Conceição Neves, Professora de Língua Portuguesa do Agrupamento de Escolas Amato Lusitano

I Painel

10h45 – 11h30 Dr.ª Teresa Santos, Psicóloga da IPSS Associação Nova Aurora (ANARP)

“O papel da família no bem-estar da pessoa com Doença Mental Grave”

11h30 – 12H00 Dr. Mário Pereira, Diretor Executivo da Associação de Solidariedade Social de Lafões (ASSOL)

“O papel das instituições no bem-estar da pessoa com Deficiência Intelectual”

12h00 – 12h45 (Jurista a definir)

“As Obrigações Legais da Família “

II Painel

14h30 – 15h15 Profª Drª Paula Correia | Pedopsiquiatra no Centro Hospital Cova da Beira; Drª Ana Carolina Santos, Psicóloga no Centro Hospital Cova da Beira

Perturbações do Neurodesenvolvimento: a particularidade da Deficiência Intelectual e do Autismo

III Painel

15h15 – 16h00 Prof. Dr. Pio Abreu | Psiquiatra

“A Doença Mental num Mundo Esquizofrénico”

Mesa Redonda

16h00 – 16h45 Dr.ª Teresa Santos | Prof. Dr. Pio Abreu

Moderadora: Dr.ª Maria José Mira, Psicóloga e membro da Direção Regional do Centro da OPP

“«Incluir as Diferenças»: família, sexualidade e envelhecimento”

Artigos recomendados