A Associação de Apoio à Criança do Distrito de Castelo Branco (AACCB) é uma Instituição Particular de Solidariedade Social que presta apoio a pessoas com deficiência intelectual, doença mental grave e/ou outras patologias de natureza psiquiátrica ou neurológica. Funciona em regime de Lar Residencial e de Centro de Atividades Ocupacionais, em interação com a comunidade.
No dia 25 de maio de 2018, a AACCB organizou o I Encontro – Deficiência Intelectual e Doença Mental “Incluir as Diferenças”, com o grande objetivo de ver o tema debatido na região, procurando quebrar preconceitos e tornar todos mais capazes de contribuir para uma inclusão social plena.
Este Encontro surgiu no âmbito de um projeto cofinanciado pelo INR (Instituto Nacional para a Reabilitação) e teve um programa rico. Dividido por diversos momentos, abriu com uma Mesa Redonda onde foi feita a apresentação da AACCB e os desafios que esta instituição pretende abraçar no futuro, almejando tornar-se uma referência na região. No primeiro painel, foram discutidos o papel da família no bem-estar da pessoa com Doença Mental Grave, o papel das instituições no bem-estar das pessoas com Deficiência Intelectual, bem como as obrigações legais da família para com estas pessoas. O segundo painel foi dedicado às Perturbações do Neurodesenvolvimento, centrando-se no caso particular da Deficiência Intelectual e do Autismo. No terceiro painel, a Doença Mental e o mundo atual foram colocados em relação. No fecho deste Encontro, houve uma nova Mesa Redonda, onde psicólogos e psiquiatras debateram as questões da Família, da Sexualidade e do Envelhecimento na Deficiência Intelectual e na Doença Mental.
A Delegação Regional do Centro da Ordem dos Psicólogos Portugueses esteve representada no evento através da sua moderadora.
Houve ainda espaço para a apresentação do livro Os Dilemas da Bicharada, criado em conjunto por clientes e colaboradores da AACCB.
Programa:
Mesa Redonda
09h30 – 10h15 Apresentação da AACCB e desafios para o futuro:
Dr. José Carvalhinho | Diretor do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental da ULS de Castelo Branco; Dr.ª Antónia Mateus | Psiquiatra do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental da ULS de Castelo Branco; Dr. António Vieira Pires, Presidente do Conselho de Administração da ULS de Castelo Branco;
Dr. Melo Bernardo, Diretor da Segurança Social de Castelo Branco
Moderadora: Dr.ª Maria José Mira, Psicóloga e membro da Direção Regional do Centro da OPP
10h15 – 10h30 Lançamento do Livro Os Dilemas da Bicharada | publicação da AACCB – RVJ Editores
Dr.ª Conceição Neves, Professora de Língua Portuguesa do Agrupamento de Escolas Amato Lusitano
I Painel
10h45 – 11h30 Dr.ª Teresa Santos, Psicóloga da IPSS Associação Nova Aurora (ANARP)
“O papel da família no bem-estar da pessoa com Doença Mental Grave”
11h30 – 12H00 Dr. Mário Pereira, Diretor Executivo da Associação de Solidariedade Social de Lafões (ASSOL)
“O papel das instituições no bem-estar da pessoa com Deficiência Intelectual”
12h00 – 12h45 (Jurista a definir)
“As Obrigações Legais da Família “
II Painel
14h30 – 15h15 Profª Drª Paula Correia | Pedopsiquiatra no Centro Hospital Cova da Beira; Drª Ana Carolina Santos, Psicóloga no Centro Hospital Cova da Beira
“Perturbações do Neurodesenvolvimento: a particularidade da Deficiência Intelectual e do Autismo”
III Painel
15h15 – 16h00 Prof. Dr. Pio Abreu | Psiquiatra
“A Doença Mental num Mundo Esquizofrénico”
Mesa Redonda
16h00 – 16h45 Dr.ª Teresa Santos | Prof. Dr. Pio Abreu
Moderadora: Dr.ª Maria José Mira, Psicóloga e membro da Direção Regional do Centro da OPP
“«Incluir as Diferenças»: família, sexualidade e envelhecimento”